Equilíbrio (Balance)
“Jogaram uma pedra na tranquilidade do lago. O lago comeu-a. Sorriu ondulações. Voltou a ficar tranquilo.” [Prof. Hermógenes]
Se tivesse que resumir em único objetivo o desafio do ser (estar) humano, seria “mantenha o equilíbrio”, sempre, em todas as suas decisões. Viver é um ato contínuo de tomar decisões e fazer escolhas. Decisões acertadas levam a crescimento e evolução no caminho. Decisões erradas geram perdas, atrasos e retrabalho. Para tomar boas decisões é preciso inicialmente ter o correto discernimento da situação e das variáveis envolvidas. E correto discernimento pressupõe imparcialidade, mente tranquila e neutra, sem viés situacional ou emocional para tomada de decisão. Pressupõe equilíbrio.
Equilíbrio verdadeiro independe do exterior, é um estado interior que precisa estar bem alicerçado para resistir a quaisquer ventanias ou tempestades. A única certeza sobre crises e situações adversas é que elas acontecerão. Faz parte da nossa existência ter situações difíceis a enfrentar, assim como situações favoráveis a celebrar. É da natureza oscilar, assim como a eletricidade, o electromagnetismo, as marés, a trajetória solar, lunar, planetárias, tudo é energia e oscila, ocorre em ciclos, altos e baixos, movimentos que impulsionam e conduzem a vida adiante. O pulso. Assim somos e estamos também.
Mas, como manter o equilíbrio vivendo num mundo tão caótico, estressante, com tantos despropósitos, estímulos e distrações? Como disse logo na apresentação deste espaço, iria me apoiar sobremaneira na tradição do Yoga para nossa jornada.
Então vejamos, nos *Yoga Sutras de Pátañjali, logo nos seus primeiros 4(quatro) aforismos está dito:
- atha yoga-anuśāsanam ~ Agora o Yoga será explicado
- yogaś-citta-vr̥tti-nirodhaḥ ~Yoga consiste em acalmar e neutralizar as agitações dos sentimentos sobre a mente
- tadā draṣṭuḥ svarūpe-‘vasthānam ~Para encontrar nosso verdadeiro e sábio Eu, devemos olhar para o nosso interior
- vr̥tti sārūpyam-itaratra ~Sem a tranquilidade da mente, suas agitações distorcem nossas percepções
Este é o motivo pelo qual a filosofia do Yoga, a meu ver é tão valiosa e potente. O Yoga é um sistema filosófico milenar completo em si, que exploraremos em detalhes neste espaço, cuja definição está associada a preparar a mente para que possamos usá-la para tomar decisões a partir do nosso verdadeiro e sábio Eu, nosso Eu Maior. Isso é decidir com sabedoria e Equilíbrio, decidir a partir de uma Mente Neutra não enviesada nem condicionada por ruídos, mágoas, rancor, julgamentos, (pré)conceitos. Mente Neutra é o começo da nossa jornada em direção ao alvo, ao propósito.
Uma boa analogia sobre acalmar a mente que Pátañjali discorre é a de um lago onde a verdade que repousa sobre o fundo somente pode ser vista com clareza se as águas do lago estiverem calmas, do contrário apenas agitações e visões distorcidas.
Yoga consiste, portanto, em desenvolvermos uma capacidade mental tal que possa nos permitir ouvir e caminhar em direção ao nosso Propósito, a partir do nosso Interior mais profundo, nossa Essência, nossa Alma. Diz-se que a mente é uma excelente serva, mas uma péssima líder. E o problema é que ignorantes e distraídos acerca da Alma que somos, deixamos a mente liderar nossas decisões, sem a orientação da Alma. Pior ainda, achamos que a mente desgovernada de fato é quem lidera nossas ações. Mais adiante falaremos especificamente sobre a mente. Mas o entendimento que não somos nossa mente ordinária é uma peça fundamental dessa investigação. Exploraremos isso adiante…
* “Patañjali é conhecido como tendo sido o mítico codificador do Yoga através da obra: Yoga Sutras. A origem do Yoga é incerta e remonta há dezenas de séculos atrás na Índia, tendo como ponto histórico de partida esta obra de Patañjali, do qual também pouco se conhece. Ainda assim, a obra deixada como legado é inquestionável, sendo assim base do Yoga Clássico.
Magnificent goods from you, man. I have understand your
stuff previous to and you are just extremely wonderful.
I really like what you have acquired here, really like
what you are stating and the way in which you say it.
You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible.
I cant wait to read much more from you. This
is really a tremendous website.
Thanks for sharing your thoughts and impression. All comments welcome.
I do not know if it’s just me or if perhaps everybody else experiencing problems with your site.
It seems like some of the text in your posts are running off the screen. Can someone
else please comment and let me know if this is happening to them as well?
This may be a issue with my internet browser because I’ve had
this happen previously. Many thanks
Hi, sorry for delay on answering. I have made some upgrade on plugins version. Better works with Chrome. Please tell me if any improvement is still required. tks
What’s up mates, its impressive paragraph about teachingand entirely explained, keep it
up all the time.
Tks for feedback. It will be always on.
Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis.
It’s always useful to read articles from other authors and use a little something from their websites.
Since the admin of this web page is working, no hesitation very shortly it will be well-known, due to its quality contents.