Em Filosofia, “Autoconhecimento” refere-se normalmente ao conhecimento sobre os próprios estados mentais, a consciëncia sobre o que se sente, pensa e/ou deseja ou se acredita sentir, pensar e/ou desejar. A maioria dos filósofos acredita que o autoconhecimento difere marcadamente em relação ao nosso conhecimento acerca do mundo externo (conhecimento sobre os estados mentais dos outros).

No Autoconhecimento estamos empenhados em entender nossos próprios estados mentais. O Conhecimento sobre Si Mesmo. Uma das coisas mais difíceis de se conhecer é sobre si mesmo. Essa referência circular quando decidimos investigar sobre nós mesmos é onde está o verdadeiro tesouro do conhecimento, discernimento e evolução do Ser. E esse é o propósito principal do mindsoultrainer.com, investigar, aprender e evoluir sobre nós mesmos.

Os filósofos tem explicações divergentes sobre como alcançamos o Autoconhecimento. Estas explicações têm consequências importantes para uma ampla gama de questões em Epistemologia (ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico; estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância objetiva) , Filosofia da Mente (estudo filosófico sobre a natureza da mente, sobre os eventos mentais, sobre as funções e propriedades mentais) e Psicologia Moral (focada na compreensão de como características morais se desenvolvem e como são integradas à personalidade humana – o indivíduo que possua aspectos relativos aos deveres e às virtudes desenvolve uma personalidade ética).

A célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo” acredita-se, ficava gravada no pórtico de entrada do templo do deus Apolo (um dos deuses mais importantes e populares da Grécia Antiga) , na cidade de Delfos, no século IV a. C., onde viviam as Pitonisas, sacerdotisas que recebiam as mensagens dos deuses e transmitiam aos mortais, e guardavam o Templo. Segundo o oráculo de Apolo: a grande missão de um ser humano seria buscar prioritariamente o conhecimento sobre si e, somente a partir daí, conhecer a Verdade sobre oo outros, o mundo, Deus e o Universo.

Conhece-te a ti mesmo e Sócrates
O filósofo Sócrates (c. 469-399 a.C.) é quem tornou mais evidente essa ligação entre o deus e a filosofia nascente. Querofonte, amigo de Sócrates, em uma visita ao oráculo de Delfos, perguntou à pitonisa se haveria no mundo alguém mais sábio que Sócrates, pelo que a resposta foi não. Sócrates, incrédulo, passou sua vida a tentar contestar o oráculo, exemplificado por sua famosa frase: “Só sei que nada sei”.

com estátua de Sócrates no Museu Arqueológico de Delfos, Grécia em jul/2023

A extensão da frase atribuída a Sócrates é conhecida como: “Conhece-te a Ti mesmo e Conhecerá o Universo e os Deuses“. Sendo assim, o objetivo da Filosofia é o “Conhece-te a ti mesmo” do próprio conhecimento, é o pensamento voltado para si. Busca no entendimento, as bases que fundamentam o saber. Traduzido posteriormente para o latim como nosce te ipsum ou ainda temet nosce.


A Trilogia Matrix das irmãs Wachowski, com primeiro filme lançado antes da virada do milênio, é a versão moderna sobre o Mito da Caverna de Platão (Platão foi discípulo de Sócrates), que nos faz divagar sobre o que é realidade e o que não é sobre nós mesmos. Em ambas as histórias, grupos de seres humanos encontram-se prisioneiros sem ter consciência disso, por viverem em um simulação da realidade.

Em Platão, a simulação de realidade é dada pelas sombras projetadas no fundo da caverna e tomadas como sendo o todo da realidade. No filme, Matrix, uma versão mais próxima da nossa sociedade atual, a simulação é eletromagnética a partir de máquinas e ligadas ao cérebro dos prisioneiros. Isso os leva a experimentar uma sensação de realidade produzida e controlada por computadores (se pararmos para pensar, não muito diferente do que experimentamos com o condicionamento cada vez maior às telas de celulares e computadores, das cada vez mais evoluídas tecnologias para games e redes sociais, com seus Metaversos, Realidades Virtuais, Realidades Aumentadas, etc..).

No Mito da Caverna, um dos prisioneiros questiona sua condição e encontra meios de se libertar. Algo semelhante ocorre com Neo (Keanu Reeves), protagonista do filme, que tem de fazer uma opção se quer se arriscar a conhecer a verdade, ou viver eternamente iludido. Sua atuação como hacker chama atenção de um grupo de resistência que lhe dá o direito de escolher entre a hostilidade do real e o conforto da falsidade. Em certo momento do filme, Neo vai consultar um oráculo. Nesse local, numa versão moderna do templo de Apolo, em cima da porta lê-se a mensagem temet nosce (“conhece-te a ti mesmo” em latim), fazendo alusão direta entre Neo e Sócrates.

Matrix
Temet Nosce

Nas diversas tradições orientais, a realidade do Ser, também é questionada e dentre estas diversas tradições eu particularmente encontrei na FILOSOFIA DO YOGA um dos caminhos mais claros e diretos, através da experiência prática e pessoal, para desenvolvimento do Autoconhecimento. Por este motivo, em mindsoultrainer.com temos aprofundamento grande no tema.

Autoconhecimento está diretamente relacionado à Autorrealização, à Busca pela Felicidade, ao desempenhar seu potencial máximo como ser humano, seja nas relações familiares, sociais, como profissionais.

Na questão profissional, por exemplo, tenho trabalhado por mais de vinte anos, desenvolvendo líderes e percebo diretamente a importância do tema Autoconhecimento para Líderes que estão sinceramente comprometidos com suas equipes e carreira. O tema Autoconhecimento tem ganhado cada vez mais importância no ambiente corporativo e já um fator chave de sucesso para carreira de executivos. Por este motivo, no mindsoultrainer.com, decidi abordar o tema LIDERANÇA em conjunto com temas que estão ligados ao desenvolvimento de Líderes e Corporativo. Nas empresas líderes, as discussões relacionadas à Propósito, Valores, Ética, Cultura, Diversidade, Responsablidade Social são cada vez mais parte da agenda dos executivos.

Raj Sisodia, David Wolfe e Jag Sheth (RDJ), em seu livro entitulado “Firms of Endearment” chamam a época que estamos vivendo de “Era da Transcendência“. O dicionário define transcendência como um “estado de excelência ou superação”, onde se ultrapassa ou busca-se ultrapassar os limites habituais.” O professor Andrew Delbanco, da área de Humanas da Universidade de Columbia afirma que esse desejo insaciável de transcendência pode estar desempenhando um papel forte papel na erosão do domínio de bases cientificamente fundamentadas em certeza, que caracterizou as visões de mundo nas sociedades ocidentais desde os primórdios da ciência moderna.

Novas perspectivas mais subjetivas baseadas em como as pessoas se sentem, ganharam cada vez maior aceitação nos últimos tempos. Em minha experiência pessoal, esse sentir é experimentado por experiência direta, por vivências e não por aprendizado teórico e analítico. Daí a grande importância que dou ao Experimentar e de onde se baseia o espaço reservado para VIAGENS & PEREGRINAÇÕES, assim como todos os posts relacionados às ARTES & ESPORTES.

RDJ também comentam que outros estudiosos notaram a crescente subjetividade das cosmovisões. Um deles é o filósofo francês Pierre Lévy, que dedicou o seu trabalho e vida profissional ao estudo dos impactos culturais e cognitivos das tecnologias digitais. E ele acredita que a mudança em direção à subjetividade pode provar ser uma das considerações mais importantes nos negócios neste nosso século. Lévy também acredita que o Objetivismo ao estilo de Ayn Rand, abraçado por Milton Friedman e seus simpatizantes, está ficando ultrapassado à medida que Sentimentos e Intuição ganham importância nas mentes comuns.

O livro best-seller de Malcolm Gladwell sobre Intuição: “Blink”, é um prova disso, assim também como: “A Sabedoria das Multidões”, de James Surowiecki. O dramático aumento do interesse pela ESPIRITUALIDADE nos EUA que ajudou a gerar “Mega Igrejas” do tamanho de estádios é outro indicador, constatação de que algo grande está acontecendo na base da cultura.

Espiritualidade é um tema também frequente no mindsoultrainer.com, diretamente relacionado ao Autoconhecimento. O ser humano integral desenvolve o corpo, a mente e a alma. Por isso, espiritualidade é tratado com o máximo de cuidado, para não gerar interpretações equivocadas relacionadas a dogmas e formas. Todas as tradições são bemvindas na nossa busca por entender o Propósito da Vida Humana, por nos conhecer, nos AUTOCONHECER.

Créditos:

Stanford Encyclopedia of Philosophy

Matrix, 1999, Lana Wachowski e Lilly Wachowski

Coleção “Os Pensadores” – Sócrates

“Firms of Endearment” – Raj Sisodia, David Wolfe e Jag Sheth

Br.Freepik.com