Gayatri Mantra
O Gāyatrī Mantra é o mais venerado mantra do Hinduísmo, mas também amplamente divulgado e utilizado em outras tradições pela sua Universalidade.
O prefixo :oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ ॐभूर्भुवस्वः, é uma fórmula tirada do Yajurveda e também o verso 3.62.10 do Ṛigveda (exemplo da métrica Gāyatrī). O Gāyatrī mantra é encontrado em todos os quatro Vedas e citado por Sir Krishna no seu discurso espiritual da Bhagavad Gita, como sendo o principal entre os mantras: a Oração Universal.
Na versão cifrada abaixo, o Gayatri está representado à esquerda, enquanto à direita nesta composição também rescita-se o ” Akhanda Mandalakaram“, onde além de saudar o Supremo, também se sauda o guru, a autoridade espiritual presente.
Apresento links para a versão interpretada por Krishnabai em 2012 tanto no album “Into the Deep Blue” de Mooji em Spotify como Youtube durante Satsang com Mooji, Silent Intensive em 18 Set 2012 S1 – Zmar, Portugal
Deixo também link no meu canal Youtube com adaptação que fiz para violão e as cifras a seguir:
Hare om! _/\_
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Significados:
Gayatri Mantra
Oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ / tát savitúr váreṇyaṃ / bhárgo devásya dhīmahi / dhíyo yó naḥ pracodáyāt
(O) Supremo; (quem é) os mundos físico, astral (e) causal (ele mesmo) / (você é) a fonte de tudo, merecendo toda adoração / (O) radiante, divino; (nós) meditamos (sobre você) / Impulsione nosso intelecto (em direção à liberação ou liberdade)
Om, Bhur, Bhuvah, Svah: [Realidade final, em que existem mundos físico, astral e causal]
Om: A palavra sagrada, palavra de criação, primeira palavra, palavra de deus; (Equivalente do Espírito Santo em trindade) geralmente usado no início de um hino;
Bhur: O plano físico de existência (que é da natureza de 5 elementos)
Bhuvah: O plano astral de existência (que é da natureza dos elementos sutis)
Svah: O plano causal ou plano celestial (plano onde a existência é tão sutil quanto idéias ou noções, a partir do qual a criação acontece).
…
Tát savitúr váreṇyaṃ: [Essa é a realidade suprema a partir da qual a criação acontece, e é a principal]
Tat: Isso, Deus, (Equivalente a filho, na Trindade Cristã de Pai, Filho e Espírito Santo)
Savitúr: Fonte de tudo, criação, realidade suprema, iluminação Divina (da deusa Savitri ou Shakti)
Váreṇyaṃ: o primeiro, digno de ser adorado, merecedor de oblações
…
Bhárgo devásya dhīmahi: [Ó divina refulgência, meditamos sobre você]
Bhárgo: Grande esplendor espiritual, Radiante, aquele que ilumina todos
Devásya: Divina realidade divina, divina, virtuosa e alegre
Dhīmahi: Nós meditamos em você; Dhee = intelecto; Dhimahi significa que focamos nosso intelecto em você
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Dhíyo yó naḥ pracodáyāt: Dhíyo: Intelecto, inteligência, raciocínio e faculdade discriminativa, que é uma ferramenta para alcançar sabedoria superior
Yo: Quem, Aquele sobre quem se está orando, o Você (Supremo)
Nah: Nosso (intelecto)
pracodáyāt: Estimular, Impulsionar em direção à realidade superior
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Akhanda Mandalakaram
Om Akhanda Manadalakaram Vyaptam yena Charaacharam / Tadpadam Darshitam Yena Tasmai Sri Guruve Namaha
Senhor, aquele cuja forma é um todo indivisível presente em todos os lugares, permeia tanto a manifestação móvel (viva) quanto a imóvel (não viva) / Guru, aquele que viu os pés de tal Senhor (aquele que experimentou a Unidade com o supremo), Saudações, ó abençoado.
Akhanda: Indivisível, Consciência que é una e não é mais divisível; Khanda = pedaço
Mandala: envolvente, círculo, grupo;
Aaakaram: Forma
Vyaptam: Penetrando, Cobrindo
Yena: Aquele quem
Charaacharam: móvel e imóvel; Chara = em movimento; Achara = sem movimento
Tad = tal, aquele
Padam = pés
Darshitam: Visto, vendo
Tasmai: Para ele
Sri: Santo, auspicioso, respeitado
Guru: Dissipador das Trevas; Gu = escuridão, Ru = removedor
Namaha: Saudações